19.01
2018
Ponte Colgante: A inovação insuperável do século passado
22
Que o País Basco é um destino fascinante, cheio de monumentos, paisagens e comidas boas todo mundo sabe, mas o que mais me impressionou foi o fato dessa região tão fascinante ter só um monumento declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO, a Puente Bizcaya também conhecida como Ponte Colgante, que recebeu o título em 2006.
Quando Bilbao entrou na rota, visitar a Ponte Colgante de cara me interessou porque sou daquele tipo de pessoa que ama exclusividade. Então eu sempre quero carimbar meu passaporte em tudo que é “a maior, a melhor, a única, a primeira”.
A Ponte fica bem próxima a Bilbao, em um povoado chamado Getxo, e une os bairros de Las Arenas e Portugalete. São 20 minutos de metrô de Bilbao até lá. Descemos na estação Arreta (em Getxo) e caminhamos 3 minutos até ela.
Foi projetada por Alberto Palácio, um arquiteto espanhol que foi aluno de Gustavo Eiffel (sim, o da torre de Paris) e sua construção se deu entre os anos de 1887 e 1893. Os trabalhos de Alberto foram reconhecidos pela busca de funcionalidade e inovação, onde o ferro era elemento principal, mas essa ponte foi sua obra mais reconhecida.
Leia também: Bate-volta Madrid Toledo
De fato, essa foi a solução mais funcional para unir os bairros que estão em suas margens sem interferir no trafego do rio. A ponte conta com um transportador suspenso, que alguns chamam de gôndola, que vai e vem levando carros e pessoas sobre a Ria de Bilbao, entre Portugalete e Las Arenas.
Se a gente fica impressionado em 2018, imagina o boom que isso foi em pleno século 19 !!
Existem duas opções para atravessá-la: Em pé, dentro do transportador que leva 1 minuto e meio para atravessar os 160 metros e chegar do outro lado, ou caminhando pela estrutura de metal que sustenta o transportador a 45 metros de altura, com direito a elevador para subir até o topo.
O passeio vale a pena e é recomendado a todos que forem a Bilbao. O estado de conservação da ponte é excelente. Impressiona como em tantos anos ela continua insuperável, segura, rápida e responsável ambientalmente, uma verdadeira obra de gênio!
Ela não chega a ser um monumento com beleza decorativa (como os turistas amam) porque é uma construção estrutural e funcional (as pessoas usam realmente como meio de transporte). Mas é um elemento histórico (que turistas amam também) que continua fazendo história nos dias de hoje.
Fora que os bairros que ela une são muito charmosos, ou seja, na minha opinião é um must see para quem visita Bilbao.
Tarifas
Em pé no transportador: 1,70 euros
Passarela: 8,00 euros
Visita guiada: 45 euros
Beijos e boa viagem! 😉
-
Nicole Tiktin
-
Allyson Natier
-
Sthefania Memelli
-
Tiago Belmont
-
Alexandre Nunes
-
Anna
-
Makenna N. Correia Figueiredo
-
Lorena Marques
-
Mayara Rosa
-
Dani Mi
-
Aninha Lima
-
N. Netto
-
Liany Garves
-
Suzy Freitas
-
Igor Augusto
-
Gabriela Rodrigues Cardoso
-
Thiago Carvalho
-
Caroline Rivera
-
Carla Macedo
-
Raquel Alice
-
Marcos Brito de Amorim
-
Flavia