10.04
2019
Game of Thrones: Cenários que você pode visitar
9
Sevilha tem um centro histórico incrível, uma arquitetura sensacional, muita arte, gente bonita e um bom clima, isso não é novidade para nenhum turista que já visitou ou pretende visitar a cidade. A fotogenia da cidade não encanta só aos turistas, como também aos produtores da série Game of Thrones, que já rodaram a série em vários lugares da província. O que muitos desses turistas ignoram é que o entorno da capital andaluza alberga muitas cidadezinhas e vilarejos incríveis. É o caso do Conjunto Arqueológico de Itálica, em Santiponce, a somente 7km do centro de Sevilha e, candidata a Patrimônio da Humanidade.
Itálica foi a primeira cidade que o Império Romano fundou fora do território italiano, por volta do ano 206 a.C. Não era uma cidade qualquer dentro do Império Romano, além de ser uma cidade rica e sofisticada, foi onde nasceram os imperadores Trajano, Adriano e Teodosio. Sim, esses imperadores eram sevilhanos!
Conhecer a casa de antigos imperadores gera muita curiosidade. Além disso, entre outros atrativos dessa conservada cidade romana estão os mosaicos, termas, esculturas, ruínas e o anfiteatro, onde foram filmadas cenas da super famosa série Game of Thrones.
Game of Thrones
Recentemente, o anfiteatro de Itálica se converteu no Poço Dragão, no capítulo final da 7ª temporada da série Game of Thrones. Essa foi a cena que houve mais protagonistas juntos até então. Na série, o Poço Dragão está localizado na cidade fictícia de Desembarque do Rei.
SPOILER: A oitava temporada, que começa no próximo fim de semana, teve filmagens em Itálica também.
Graças a isso, esse conjunto arqueológico teve uma enorme difusão midiática, o que aumentou de forma considerável o número de visitas à Itálica.
O anfiteatro de Itálica foi construído na época do imperador Adriano e tinha capacidade para 25 mil pessoas, sendo o quarto em capacidade do Império. Nele, como em outros anfiteatros romanos, os principais eventos acolhidos eram os enfrentamentos entre gladiadores e lutas de animais.
A cidade
O mais legal de visitar Itálica é que você vê que era uma cidade de verdade! Não são ruínas aleatórias colocadas uma do lado da outra. Para conhecer toda essa cidade são necessárias pelo menos 2 horas.
Passear pelas ruas dessa antiga cidade romana é como uma viagem ao passado. Dá pra notar como eram as distribuições dos comércios, cômodos das casas, e até as divisões dos “bairros”.
A melhor parte de passear pela antiga cidade é viajar imaginando como era a vida alí. Existem ruínas de várias casas, como a Casa da Exedra, a Casa de Netuno, a Casa dos Pássaros e a Casa do Planetário. Estas casas tinham como característica um pátio interior (antecipando a tendência dos pátios andaluzes). O mais interessante pra mim, foi ver os vários mosaicos que adornavam o chão dessas casas; é impressionante o estado de conservação deles.
Leia também: Onde se hospedar em Sevilha
Passeando pela cidade também é possível apreciar as Termas Maiores. O final de toda essa água era o esgoto; a engenharia já estava presente alí!
Itálica segue em processo de escavação e investigação, então muita coisa interessante ainda pode ser descoberta. Além disso, alguns eventos teatrais são realizados no anfiteatro hoje em dia.
Para os turistas que visitam Sevilha e querem sair do óbvio, essa é uma ótima opção de turismo perto da cidade. Sem contar que por enquanto é menos concorrido do que os outros pontos turísticos da capital andaluza. Mas não se confunda: Ser menos concorrido não significa ser menos interessante, acho que você já notou o valor histórico de Itálica, né?
Informações úteis
Como chegar saindo de Sevilha:
- Ônibus: Linhas M-170A e M-170B (Sevilla – Santiponce) partindo da estação Plaza de Armas.
- Carro: Pegar a N-630 na direção Mérida.
Horários:
Janeiro a março / 16 de setembro a dezembro.
Terça a Sábado, das 9h às 18h.
Domingos e feriados, das 9h às 15h.
De abril a 15 de junho
Terça a sábado, das 9h às 20h.
Domingos e feriados, das 9h às 15h.
16 de junho a 15 de setembro
Terça a domingo, das 9h às 15h.
Segundas-feiras, aberto somente quando é feriado.
Ingressos:
- Cidadãos da União Européia, grátis.
- Outros países, € 1,50.
Mais informações na página oficial.
Beijos e boa viagem 🙂