20.10
2016
O que fazer em Curitiba?
0
Curitiba é uma cidade linda e surpreendente, que merece estar na lista de destinos de todos os viajantes.
Nós visitamos a cidade duas vezes e adoramos, por isso, fizemos uma listinha com 10 opções de lugares para serem visitados na cidade.
- Jardim Botânico
Ir a Curitiba e não conhecer o Jardim Botânico é a mesma coisa que não conhecer a cidade!!
Ele foi inaugurado em 1991 em uma área de 245 mil m² e é um dos principais cartões postais da cidade. A sua estufa, em estrutura metálica e vidro, abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica que são referência nacional, além de uma fonte d’água.
Com certeza é um dos lugares mais bonitos da cidade! Preparem as câmeras e celulares para tirar muitas fotos!!!
Horário de funcionamento:
Das 06h00 às 20h00 (durante o horário de verão).
Das 06h00 às 19h30 (durante o horário de inverno).
- Parque Tanguá
É o parque que mais gostamos de visitar, além de ser um dos principais da cidade. Ele fica localizado na região norte, nos bairros Pilarzinho e Taboão, foi fundado em 23 de novembro de 1996 e construído onde existiam duas pedreiras (atualmente desativadas).
Ele ocupa uma área de 235 mil m² e possui dois lagos e um túnel artificial aberto na rocha de 45 metros de extensão que une os lagos. O parque conta com um ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros (na área inferior e superior).
Nós entramos no parque pela parte superior, onde fica o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998.
- Ópera de Arame
Quem visitar o Parque Tanguá pode aproveitar e conhecer a Ópera de Arame que fica no caminho! A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente com capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira e, hoje, encontramos um lago com carpas, mata nativa, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.
- Bosque Alemão
O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer conta com 38 mil m² de área e foi inaugurado em 1996. Localiza-se no bairro Vista Alegre (Jardim Schaffer) e é formado por mata nativa densa. Ele foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.
Além disso, a Torre dos Filósofos, dentro do Bosque, tem uma vista linda da cidade.
- Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional local para compras de Curitiba, que fica no centro da cidade. O mercado conta também com uma praça de alimentação, além de produtos de decoração, utensílios domésticos, armarinhos, entre outros.
- Museu Oscar Niemeyer
Foi inaugurado em 2002 e é um espaço dedicado a exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O projeto do museu é de autoria do arquiteto brasileiro que leva seu nome. Ele possui 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva.
Preços e horários:
Terça a domingo, das 10h até 18h. Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17:30.
Preços: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada)
Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial.
- Bairro de Santa Felicidade
Quer uma indicação de onde almoçar no domingo? Santa Felicidade!
O bairro surgiu em 1878 com a chegada dos imigrantes italianos e atualmente chama a atenção pela quantidade de opções gastronômicas. Lá encontramos em torno de 30 restaurantes, além de vinícolas, cantinas de vinho e lojas de artesanato, móveis de junco e vime.
Os restaurantes mais famosos da região são o Madalosso e Veneza. Além dos restaurantes, as festas típicas da região também são destaques na gastronomia de Curitiba. Em 1959, foi criada a Festa da Uva, tradicionalmente celebrada no Bosque São Cristovão.
Um dos grandes símbolos do bairro é o Portal Italiano. Ele foi inaugurado em 1990 e fica na Avenida Manoel Ribas, via que liga o centro de Curitiba até Santa Felicidade. A obra faz referência a construções típicas da cultura italiana.
- Torre Panorâmica
A única torre telefônica no Brasil com um deck observatório de turismo que está aberta para visitação. Foi inaugurada em 1991, tem 109,5 metros de altura e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. O observatório tem um deck de 360º de visão.
Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 10h às 19h.
Venda de ingressos até as 18h30
- Bar do Alemão
Localizado no calçadão do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, o Bar do Alemão tem um ambiente rústico, tradicional das tabernas germânicas, muito descontraído e comporta cerca de 800 pessoas.
Muitas pessoas vão em busca do famoso “Submarino”, um pequeno caneco de steinhäger (bebida destilada aromatizada com Juniperus) mergulhado em um copo cheio de chopp. O melhor é que esse canequinho pode ser levado para casa de lembrança. Uma ótima pedida é a carne de onça, que apesar do nome tem como base a carne moída crua.
Já queremos voltar para essa cidade linda que conquistou o nosso coração!
Beijos e aproveitem as dicas